5 dicas de vinhos para te esquentar neste inverno
Com a chegada do inverno, muitas pessoas preferem saborear pratos quentes com ingredientes afetivos e, para acompanhar, procuram bons vinhos para degustar e amenizar o frio.
Pensando nisso, criamos uma lista com 5 dicas de rótulos de vinhos com a ajuda do sommelier, Marco Bührer, da World Wine, situada no piso L3 do Pátio Batel.
Nossa escolha foi criteriosa e agrada todos os paladares: desde quem é fã de vinho tinto até aqueles que preferem um espumante.
Abaixo, aprenda como harmonizar cada bebida com um prato diferente e descubra o seu favorito.
Já conhece algum deles?
1 – MIRABILIS, vinho branco português
Para começar a nossa lista, elegemos o vinho branco Mirabilis, que é o mais fresco dentre os 5 rótulos. De acordo com Bührer, o vinho português, da região do Douro, fica 10 meses em carvalho e contém notas de baunilha e especiarias, além de toques de caroço e de maçãs. Para o sommelier, o ideal é harmonizar esse saboroso e frutado vinho com frutos do mar – principalmente com Bacalhau – ou tomá-lo na hora do aperitivo. Imagine ver o pôr do sol com uma taça de Mirabilis?
2 – GRAMONA IMPERIAL, espumante espanhol
Este espumante espanhol é um vinho biodinâmico, ou seja, sem químicos, e o seu método champenoise consiste em uma fermentação que dura 57 meses em contato com leveduras. Apesar de ser um espumante, ele se assemelha bastante a um Champagne. O Gramona Imperial acompanha entradas, como caviar, pratos asiáticos e, de acordo com nosso sommelier, vai super bem com feijoada. Uma interessante mistura!
3 – RENWOOD, vinho tinto californiano
Este vinho da região da Califórnia é um acontecimento. Com um blend de complexo sabores e cheiros, tem baixo teor de açúcar e é bastante frutado (as frutas vermelhas presentes também dão uma forte cor roxa ao vinho). E, como um bom vinho americano, a sugestão do nosso sommelier é acompanhar o Renwood com hambúrguer e pizza. Nada mais justo!
4 – AALTO, vinho tinto espanhol
O outro vinho espanhol da nossa lista é mais encorpado e complexo, pois a sua uva é o tempranillo. No nariz, é marcado por frutas vermelhas, alcaçuz, além de toques de tabaco e café. Nas palavras de Bührer, esse é um vinho gastronômico, pois, por ser mais intenso (teor alcoólico 15,0%), é mais interessante degustá-lo com um prato mais substancioso, como carnes vermelhas ou suínas, cordeiros e queijos duros.
5 – MARZIACANALE, vinho tinto italiano
O último, mas não menos importante é um vinho italiano que também revela notas de café, tabaco e toques de especiarias; por isso, é uma bebida mais encorpada, apesar de ser sedoso no paladar. De acordo com nosso especialista, o Marziacanale vai super bem com molhos à base de tomate ou mais gordurosos. Prepare a mesa e chame os amigos para provar esta iguaria.
Todos os rótulos você encontra na World Wine, do Pátio Batel, no piso L3.
Loja: World Wine
Look: Gallerist
Captação Pátio Content LAB